Então… desde metade de 2008, o Medianeira – colégio jesuíta de Curitiba – reuniu os setores de Arte e Cultura, Biblioteca, Comunicação e Marketing, Educação Digital e Meios Gráficos em um grande outro setor chamado Midiaeducação.

Mas o que isso significa? Significa tentar entender mais a cada dia que a educação se faz de várias maneiras, ou seja, ela usa vários meios. E você sabe que meio vem do latim, media, que a gente trouxe para a nossa língua como mídia? Sabia dessa? Então, quando a gente fala das mídias na educação, a gente está falando dos vários meios possíveis de mergulhar na teia do conhecimento e ajudar a tecê-la. A web é uma delas, por exemplo… e será que é por acaso que web, em inglês, é teia? E teia é uma rede. E teu inglês não precisa ser dos mais requintados pra saber que rede é net. E estamos aqui, agora, fazendo uso desse recurso da teia, da rede, pra conversarmos sobre esta e outras mídias, além de usarmos estas mesmas mídias para falarmos de coisas que nos interessam.
É justamente essa a proposta do nosso blog de Midiaeducação. Falar de mídia e usar a mídia para falar do mundo, do nosso mundo, do vasto mundo. Olha aí, ó: de novo! Falei do vasto mundo e me lembrei do world wide web, o nosso popular www, tão usado e que significa bem isso: uma teia que envolve o vasto mundo, uma rede de alcance mundial!
Se você quiser saber quem somos, apareça em nossa sala no Colégio, ou clique em “+ sobre nós” acima, para nos conhecer um pouco. Você saberá também o que fazemos para que a educação chegue até você por diversos meios.
Se quiser trocar ideias, não deixe de comentar abaixo. Criaremos grupos de discussão, divulgaremos nossas campanhas e muito mais.

Esclarecimento: em várias – para não dizer todas – as bibliografias a respeito do tema, encontramos a grafia “Mídia-educação”; com a reforma ortográfica que entrou em vigor em 2009, e a exemplo do que já acontece com algumas palavras compostas (“audiovisual” é uma delas), resolvemos consultar a Academia Brasileira de Letras, na seção “ABL responde”. Queríamos saber se a grafia não deveria ser, portanto, “Midiaeducação”, tudo junto e sem acento. Em uma semana, a ABL nos respondeu: “sim, escreva midiaeducação”. A partir daí, adotamos este tipo de grafia, muito embora, como já se disse, encontremos na maioria dos materiais a grafia “mídia-educação”. Enfim, resolvemos, aqui, seguir o que aconselha a Academia Brasileira de Letras.

Nilton Cezar Tridapalli
Coordenador de Midiaeducação
 
 
Colégio Nossa Senhora Medianeira
Av. José Richa (Linha Verde), n. 10546
Prado Velho – Curitiba – PR
81690-100
Telefone: 3218-8000