Pela aluna Alana Shimizu

Um problema que ocorre frequentemente em nossa sociedade atual é o uso exagerado da internet, em geral, para o acesso às redes sociais. É um problema da sociedade moderna, uma vez que a geração passada não passava por essa situação.

Esse problema não é apenas prejudicial para a saúde e bem-estar de quem passa horas e horas na frente da tela de seus aparelhos eletrônicos conectados mas também afeta a relação entre as pessoas.

É inegável que esses aparelhos que podem nos deixar conectados ajudaram muito nossas relações, nos aproximando das pessoas distantes e impossibilitando o contato com elas. Mas, por outro lado, afasta as pessoas que estão perto da gente, uma vez que as deixamos de lado para conversar com outras pessoas, sejam elas conhecidas ou não.

Isso pode ser percebido em vários lugares como um restaurante em que a família deixa de conversar entre si para acessar as redes sociais, cada um em seus aparelhos eletrônicos. Ou quando os adolescentes se encontram e ao invés de conversar, passear e curtir a companhia um do outro, ficam em seus celulares, conversando com outras pessoas. Essa situação é completamente desagradável, especialmente se alguém do grupo não é assim.

Logo, o que essas pessoas precisam é o nímio de bom senso para usar as redes sociais sem exagero, sem prejudicar ou se afastar das pessoas próximas, nos conectando aos distantes sem nos desconectar dos que estão longe.

*As redações publicadas nesta sessão fazem parte de um processo de reflexão proposto aos alunos pelos professores Caio e Daniel, de Língua Portuguesa do 9º ano. Após a leitura de algumas reportagens e artigos que tratavam da exposição do jovem na internet e redes sociais, os adolescentes debateram e discutiram em sala as consequências da emergência de uma nova cultura que encontra no ciberespaço um ambiente constituidor de identidades e formas de ação no mundo. Após todo o processo de leitura, debates e troca de ideias, eles foram convidados a sistematizar as conclusões pessoais na forma de um texto argumentativo.

Nas próximas semanas, todas as terças-feiras publicaremos alguns desses materiais, selecionados e indicados pelos professores de Língua Portuguesa com intuito de valorizar a escrita dos alunos e ampliar as possibilidades de diálogo com os leitores do blog Midiaeducação.