Pela aluna Ana Paula Barão Cuch

A popularidade é uma das coisas mais desejadas pelos jovens. Para atingi-la, alguns acabando arriscando as suas dignidades. Dizer que os motivos que levam os adolescentes a se fotografarem e/ou se filmarem nus têm alguma relação com ameaças não faz mais tanto sentido, já que os adolescentes (na maioria meninas), não parecem acreditar e levar a sério.

Ao mostrarem seus rostos, os jovens não têm mais como se esconder, e dessa forma, para justificarem seus atos, inventam argumentos como, por exemplo, afirmar ser uma montagem ou alguém parecido.

A maioria são meninas pois se importam mais com o reconhecimento social do que os meninos, já que entre elas existe uma competição dentro desse conceito. Quando as fotos vazam, os jovens passam a ser notados pelos colegas, mesmo que de uma forma ruim; segundo a ONG Safernet, algumas vezes, podem ocorrer suicídios por conta do bullying que é praticado contra elas.

Essa falsa popularidade, na maioria dos casos, é o objetivo a ser atingido. Ao tirar uma foto nu, o indivíduo tem em mente que essa pode se espalhar (pelo colégio ou até mesmo pela cidade), mas mesmo assim desejam arriscar. Mandar fotos de conhecidos para outras pessoas é um crime (sexting) e é por isso que o assunto causa tanta polêmica. Assim, antes de se expor para melhorar a vida social, os adolescentes devem ter em mente que pode acontecer o inesperado.

*As redações publicadas nesta sessão fazem parte de um processo de reflexão proposto aos alunos pelos professores Caio e Daniel, de Língua Portuguesa do 9º ano. Após a leitura de algumas reportagens e artigos que tratavam da exposição do jovem na internet e redes sociais, os adolescentes debateram e discutiram em sala as consequências da emergência de uma nova cultura que encontra no ciberespaço um ambiente constituidor de identidades e formas de ação no mundo. Após todo o processo de leitura, debates e troca de ideias, eles foram convidados a sistematizar as conclusões pessoais na forma de um texto argumentativo.

Nas próximas semanas, todas as terças-feiras publicaremos alguns desses materiais, selecionados e indicados pelos professores de Língua Portuguesa com intuito de valorizar a escrita dos alunos e ampliar as possibilidades de diálogo com os leitores do blog Midiaeducação.