Pelo aluno Gustavo Filipe Gandin

Vida virtual… É algo bom ou algo ruim? Diversas pessoas, principalmente os jovens, acreditam que vida virtual é a melhor coisa do mundo, já que lá é possível realizar coisas que muitas vezes em sua vida de verdade não seriam possíveis realizar, talvez por falta de coragem ou até mesmo por falta de possibilidade.

Outro fator que muitos jovens consideram um lado bom da vida virtual é a falta de barreiras ou complicações para se comunicar com meninas ou meninas (no caso dos jovens) já que muitos deles não sabem como fazer essa abordagem na vida real, por isso atrás do computador eles se sentem mais seguros para realmente falarem aquilo que desejam a alguém.

Porém nem tudo possui apenas lados positivos. Um dos grandes problemas em se ter uma vida virtual é o seguinte: muitos acabam “entrando de cabeça” nessa vida virtual e esquecendo seus amigos, família, escola da vida real, e isso acontece muito, já que na adolescência o jovem acaba passando pela fase do “isolamento” e vê como sua única saída a vida virtual.

Além desse lado negativo, existem também algumas pessoas que assemelham a vida virtual à real, ou seja, a vida virtual deles vale tanto quanto sua própria vida, muitas pessoas acabam se matando por essa causa.

Portanto, penso o que horário que um homem pode viver virtualmente deve ser controlado para evitar o vício e também o suicídio.

*As redações publicadas nesta sessão fazem parte de um processo de reflexão proposto aos alunos pelos professores Caio e Daniel, de Língua Portuguesa do 9º ano. Após a leitura de algumas reportagens e artigos que tratavam da exposição do jovem na internet e redes sociais, os adolescentes debateram e discutiram em sala as consequências da emergência de uma nova cultura que encontra no ciberespaço um ambiente constituidor de identidades e formas de ação no mundo. Após todo o processo de leitura, debates e troca de ideias, eles foram convidados a sistematizar as conclusões pessoais na forma de um texto argumentativo.

Nas próximas semanas, todas as terças-feiras publicaremos alguns desses materiais, selecionados e indicados pelos professores de Língua Portuguesa com intuito de valorizar a escrita dos alunos e ampliar as possibilidades de diálogo com os leitores do blog Midiaeducação.