056---adolescente-e-a-rede

Pela aluna Mariana S. Pauletti

Na atualidade os meios de comunicação têm se tornado algo mais que apenas uma forma de se comunicar com outras pessoas, mas sim um meio onde as pessoas estabelecem suas vidas.

Neste sentido, muitos adolescentes (principalmente), têm exposto nas redes sociais sua vida privada, através de fotos, marcação de status, entre outras ações.

Cerca de 47% dos brasileiros de 9 à 16 anos utilizam a internet todos os dias ou quase todos os dias em nosso país. Informação muito boa, pois muitos têm ac3esso à informação, mas o problema estão no que estes jovens acessem na telinha. Tal fato traz preocupações aos pais que, na maioria das vezes, não sabem que sites seus filhos acessam, que tipo de vídeos assistem, com quem conversam pelas redes sociais, se são amigos mesmo ou desconhecidos.

As amizades nas redes sociais vêm se tornando algo mais importante e fácil do que fazer amigos na vida real, já que na realidade para se ter amigos basta conhece-los e deixa-los te conhecer, mas nas redes sociais o processo é ainda mais fácil, basta “clicar” em alguém e esta pessoa passa, automaticamente, a ser seu amigo. Ela passa também a saber todo seu perfil, suas postagens, seus outros amigos, etc.

O que estes jovens devem tomar cuidado é o que postam, comentam e o principal: as amizades virtuais, pois nem todos que estão do outro lado da tela são “amigos” mesmo.

*As redações publicadas nesta sessão fazem parte de um processo de reflexão proposto aos alunos pelos professores Caio e Daniel, de Língua Portuguesa do 9º ano. Após a leitura de algumas reportagens e artigos que tratavam da exposição do jovem na internet e redes sociais, os adolescentes debateram e discutiram em sala as consequências da emergência de uma nova cultura que encontra no ciberespaço um ambiente constituidor de identidades e formas de ação no mundo. Após todo o processo de leitura, debates e troca de ideias, eles foram convidados a sistematizar as conclusões pessoais na forma de um texto argumentativo.

Nas próximas semanas, todas as terças-feiras publicaremos alguns desses materiais, selecionados e indicados pelos professores de Língua Portuguesa com intuito de valorizar a escrita dos alunos e ampliar as possibilidades de diálogo com os leitores do blog Midiaeducação.