007-cha-da-serra

Se o Sol, a Lua e a Terra se encontram, alinhados, um diante do outro, o brilho de um, o reflexo da outra e a admiração da última literalmente se eclipsam entre si.  É verdade que o resultado desse rolezinho cósmico é um fenômeno incomum e continua hipnotizando os olhares de terráqueos curiosos. Esse tipo de espetáculo pode assim também fazer parte do seleto grupo daqueles encontros em que a beleza e a magia se somam, se complementam. É o caso do encontro da luz solar com as gotículas de águas pulverizadas no turbilhão das cataratas do Iguaçu. É o jogo físico entre água e luz, o filtro do prisma. É também uma simbiose tão particular que determinadas espécies de plantas escolhem para se afixar na rocha do desfiladeiro e se banhar no spray das cachoeiras.

E nessa lista de afortunados encontros, relato um deles e o fruto dessa parceria: pois, eis que um dos pioneiros do rock progressivo paranaense, o Mauro, da banda Chá da Serra, do início dos anos 1980, se reúne com o escritor (recentemente premiado com O beijo de Schiller) e midiaeducador (Nilton) Cezar. Papo vem e vai, um passa a composição de um poema (talvez desembrulhado de um guardanapo do boteco), enquanto o outro casa as palavras aos acordes… Daí nasceu… o sambinha “PESOS E MEDIDAS”. E é muito bom mesmo!

Vale lembrar que a melodia e o ritmo brotaram de quem tem seus ouvidos e mãos treinados no teclado do piano sob as aulas de mestres como o Supertramp, o Pink Floyd, o Gênesis e o Yes rodando, sob a agulha, nos bolachões.

Acompanhe a música “Pesos e Medidas” a seguir e tire suas conclusões:

PESOS E MEDIDAS 3’47” (Mauro e Cezar)

O tempo se pode medir

ora em minutos, ora em horas

o espaço tem suas formas

ora é quadrado, ora é bola, ora bolas!

Então, faz favor!

Como posso medir, em números,

os inúmeros desatinos de minha dor?

Que forma vou dar, sem reza ou magia,

ao sentimento disforme de minha alegria?

 

Quero porque quero a medida exata do meu pavor

quero porque quero a forma intacta do meu amor

que contas devo fazer?

Que cálculo?

 

Descontados juros vis

e contadas juras vãs

quero em peso e medida

o total da vida.   

 

chicho