001---mulheres-voto

E se você achava que a humanidade não podia ficar pior… É porque você não tem imaginação (Thais França)

Copiei a frase acima do perfil do facebook de uma amiga. A frase precedia uma reportagem cujo título é o seguinte: Nova lei afegã proíbe que mulheres denunciem abusos sexuais. Acredito que o título da reportagem fala por si só…

E daí hoje, dia 08/03/2014 e “Dia Internacional da Mulher” eu resolvi que queria escrever sobre isso…

Eu gostaria de escrever um texto bonito, que não fosse cheio de chavões feministas*, mas a revolta é tanta que não sei se consigo não mencionar a sociedade machista/patriarcal em que vivemos… Não tem como não fazer referências aos países onde as mulheres não são respeitadas em nenhuma esfera… Não tem como não lembrar que em alguns países esse respeito é de fachada… Não tem como não lembrar das ditaduras que nos são ‘impostas’ (do corpo perfeito, da maternidade, da carreira, da dona de casa e mais: não reclame do salário inferior para a mesma função em muitas profissões…).

Além de tudo isso, em muitos lugares nem mesmo o prazer sexual nos é permitido

Desculpem o desabafo em tom de fúria, mas se você ler a reportagem, assistir ao vídeo até o final e mesmo assim acreditar que isso “é a vida”, desculpe, companheiro, mas você tem problemas (ou melhor, você é o problema).

Para fechar, copio o que outro amigo escreveu (sim, eu tenho amigos muito legais):

Luta é substantivo feminino. Vida também. Não será coincidência. (Rui Miguel)

 

*Para ouvir algo sobre feminismo em um tom divertido, recomendo o vídeo “We should all be feminists”, infelizmente somente em inglês.

rafa